segunda-feira, 12 de julho de 2010

MAT - Conhecendo as Equações

Em uma situação-problema, quando precisamos encontrar o valor de um ou mais números desconhecidos, transformamos o texto que apresenta o problema em uma sentença escrita na linguagem matemática, usando letras e símbolos.
Imagine resolver as situações-problema usando palavras e desenhos. Mas durante muito tempo era assim que eram resolvidas as situações com números desconhecidos. O uso de letras para representar os números desconhecidos. O uso de letras para representar os números desconhecidos facilitou a resolução de problemas e trouxe enormes progressos para a Matemática.
Quer ver? Acompanhe as situações a seguir.

1- Passeando com seus netos, Helena percorreu 2,5 do comprimento total de uma avenida.
Se andasse mais 40 metros, teria percorrido a metade da extensão total da avenida. Qual é a extensão total dessa avenida?
Primeiro precisamos encontrar um certo número que represente, em metros, a extensão total da avenida.

2- Um carpinteiro serra uma tábua de 1 m (ou 100 cm) em dois pedaços. Um dos pedaços tem um comprimento igual ao triplo do comprimento do outro. Calcular os comprimentos dos dois pedaços.
Devemos encontrar dois números que representem, em centímetros, os comprimentos dos pedaços em que a tábua foi serrada. Como um dos comprimentos tem o triplo do outro, indicamos o comprimento do menor pela tera y e o comprimento do maior por 3y (triplo significa três vezes).

Toda sentença matemática expressa por uma igualdade, na qual haja um ou mais letras que representem números desconhecidos dessa sentença, é denominada equação.
Cada letra que representa um número desconhecido chama-se incógnita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário