quinta-feira, 8 de julho de 2010

HIS- A África negra antes dos europeus; O Império do Mali e O Reino do Congo

Entre os séculos VIII e XVII, a África do sul do Deserto do Saara era habitada por vários povos negro-africanos, cada um com seu jeito próprio de ser. Alguns desses povos construíram impérios e reinos prósperos e organizados, como o Império do Mali e do Reino do Congo.

O Império do Mali

Há poucos documentos escritos sobre o Mali; os vestígios arquelógicos (vasos, potes, panelas, restos de alimentos e de fogueiras) também são reduzidos. Assim, as principais fontes para o conhecimento do Mali têm sido as histórias preservadas pelos griots e transmitidas de boca em boca, dos mais velhos para os mais jovens.
Contam os griots que, lá pelo início do século XIII, na África Ocidental, o povo mandiga do pequeno reino do Mali foi conquistado e dominado pelo povo sosso, do então reino de Gana, cujo rei era muito cruel. Certo dia, os mandigas se rebelaram e, liderados pelo príncipe Sundiata Keita, venceram seus opressores na batalha de Kirina, em 1235. Cinco anos depois, à frente do povo mandinga, Sundiata Keita conquistou Gana e passou a reinar sobre um extenso território denominado Império do Mali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário