quinta-feira, 29 de julho de 2010

FIL - Pesquisa : Cornelius Castoriadis

Nascido em Constantinopla, em 1992, onde sua família fugiu com ele as consequências da Guerra Greco- Turca à Atenas. A vida e a obra de Castoriadis é distinta em duas fases: a primeira, que corresponde desde a sua juventude na Grécia, onde vive a ditadura fascista, a Guerra Civil Grega, uma época em que estudava Direito, Economia e Filosofia na Universidade de Atenas, e sobre a militância no marxismo - leninismo com o KKE e depois para o trotskismo.
Ele se mudou para a França em 1946, quando a guerra civil explodiu em seu país. Lá, ele continuou seus estudos em filosofia no Institut de France e se juntou ao partido Comunista Iternacional (PCI), onde conheçeu Claude Lefort, criando o famoso grupo Socalisme ou Barbarie, em que estava Coligado com figuras como Edgar Morin, Henry Lefebvre, François Lyotard, Guy Debord e outros. Para separar a partir do PCI de 1948, por diferenças dogmáticas e iniciar a publicação das suas análises e pareceres na revista do mesmo nome do grupo. Castoriadis no mesmo ano, começou a trabalhar como economista da OCDE, uma situação que o obrigou a e964, tornou-s
screver sob vários pseudônimos, entre eles, Pierre Chaulieu, Marc Coudray e Paul Cardan. A partir de 1e um membro da Escola Freudiana de Paris (EFP), fundada por Jacques Lacan, que começou a ter divergências, em 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário