quarta-feira, 14 de julho de 2010

GEO - O Relevo do Brasil

Região Norte

Comecemos pelo extremo norte de Roraima. Lá existe um planalto com relevo montanhoso, na fronteira com a Venezuela, a Colômbia e as Guianas. Descendo pela Amazônia, encontramos a Depressão Amazônica e uma estreita planície nas margens do rio Amazonas. Sempre em linha reta para o sul, uma sucessão de pequenos planaltos em meio à Depressão Amazônica cria um relevo agitado até a metade do estado do Mato Grosso, onde tem ínico um extenso planalto.

Região Nordeste

Partindo do interior do Maranhão, sobe-se gradualmente rumo ao planalto do rio Parnaíba, através de uma área coberta pela Mata dos Cocais, composta predominamente pelo babaçu e pela carnaúba.
Do topo do planalto desce-se em direção à Depressão Setaneja. A cobertura vegetal dessa depressão muda para a caatinga, composta de cactáceas e outras plantas adaptadas a um clima mais seco. Após um logo trajeto, sobe-se a vertence úmida do planalto e, além dela, a planície do litoral e o oceano Atlântico.

Centro-Oeste e Sudeste

Um roteiro que saia do Pantanal mato-grossense em direção ao litoral paulista abrangerá duas regiões: o Centro-Oeste e o Sudeste.
A região do Pantanal está quase no mesmo nível do oceano Atlântico. Constirui uma planície com altitudes que variam entre 80 e 150 metros.
O terreno eleva-se gradativamente ao longe de três quartos do percurso, no Planalto do rio Paraná. Antes de chegar ao litoral paulista, porém, há uma brusca diminuição da altitude (Depressão Periférica Paulista) e, em seguida, os mares de morros - sucessivas elevações de cume arredondado - que antecedem a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar. Do alto desta última observa-se, finalmente, a estreita planície do litoral e o oceano Altântico.

Sul

Paraná: Numa viagem hipotética entre Paranaguá e Umuarama, serão atravessados os seguintes planaltos paranaenses:
A: Planície Litorânea;
B: Primeiro Planalto (Planalto de Curitiba), que corresponde aos planaltos e serras de leste-sudeste;
C: Segundo Planalto (Planalto dos Campos Gerais), que corresponde à Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná.
D: Terceiro Planalto (Planalto de Guarapuava), que corresponde aos planaltos e às chapadas da Bacia do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário