sexta-feira, 16 de julho de 2010

CIE - Protistas e fungos

Protistas

Os protistas são seres vivos unicelulares que apresentam sua única célula com núcleo organizado. Graças a isso são mais evoluídos do que as bactérias e as cianobactéias.
Os principais representantes do reino dos protistas são algumas algas e os protozoários.

Algas Protistas

Algas protistas são aquelas que, além do núcleo organizado, possuem cloroplastos, organelas nas quais está a clorofila necessária à realização da fotossíntese.
São algas protistas as euglenas, as diatomáceas e ao dinoflagelados.

Euglenas

As euglenas são algas unicelulares que vivem principalmente na água doce. Possuem um longo filamento, denominado flagelo, com o qual podem se mover. Se há luz no ambiente, a euglena faz uso dela e produz o próprio alimento, ou seja, faz fotossíntese. A clorofila da euglena fica dentro de organelas denominadas cloroplastos. Não havendo luz, a euglena é capaz de se nutrir de alimentos disponíveis no próprio ambiente.

Diatomáceas

As diatomáceas são algas douradas e constituem os seres vivos mais abundantes no mar. Caracterizam-se por possuir uma carapaça rígida envolvendo uma única célula. Esse envoltório transparente assemelha-se a uma caixinha com uma "tampa" e um "fundo".
Quando essas algas morrem, sua célula se decompõe, mas a carapaça, feita de sílica, se conversa e vai no fundo do mar. Com a morte de gigantescas quantidades de diatomáceas, forma-se no fundo do mar uma rocha proveniente da fusão dessas minúsculas "caixinhas". Essa rocha, denominada diatomito, possui diversos usos na indústria. Como exemplo podemos citar a fabricação de blocos ou tijolos para construção e o uso como substância abrasiva em pastas dentais.
As diatomáceas são responsáveis por grande parte da fotossíntese que acontece nos mares e, portanto, pela produção de 80% do oxigénio utilizado pelos seres vivos.

Os dinoflagelados são algas muito comuns na água do mar. Apresentam curioso fenómeno biológico, a bioluminescência. Assim como vaga-lumes, muitos dinoflagelados são capazes de brilhar emitindo luz esverdeada. Isso pode ser visto à noite, quando se esfrega a areia molhada.
Um dinoflagelado muito comum é a Noctiluca.

Um comentário: