quinta-feira, 17 de junho de 2010

HIS- Xitas e Sunitas

Com a morte de Maomé, em 632, ocorreram violentas disputas entre seus sucesorres, os califas. Os quatro primeiros califas foram eleitos entre os parentes de Maomé. Em 661, o quarto califa, de nome Ali e genro de maomé, foi assasinado. Os muçulmanos então se dividiram quanto à sucessão: uns defendiam que somente um membro da família de Maomé podia sucedê-lo; para outros, isso não era necessário.
A vitória nessa disputa coube a um governante da Síria que não era parente de Maomé. A minoria dos muçulmanos revoltou-se, pois queria que o sucessor fosse um dos filhos do califa assassinado. Essa minoria formou-se a seita xiita, para a qual só os parentes de Maomé podem liderar os muçulmanos. Além disso, os xiitas acreditam que o líder (político e religioso) possui uma proteção divina contra o erro e o pecado.
A maioria dos muçulmanos, por sua vez, formou a seita sunita. Atualmenre sunitas são a maioria em quase todos os países muçulmanos. O Irã e o Iraque estão entre os poucos países muçulmanos de maioria xiita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário