sexta-feira, 11 de junho de 2010

CIE - As doenças causadas por protozoários

As doenças causadas por protozoários são conhecidas como protozooses. Algumas podem ser incuráveis e outras de cura difícil.

Amebíase

A disenteria embiana, ou simplesmente amebíase, é causada pela Entamoeba histolytica. A entameba localiza-se no intestino grosso do ser humano, no qual causa lesões que provocam fortes cólicas intestinais. Em virtude de lesões na parede do intestino, também ocorrem diarreias com sangue, uma vez que a entameba "ingere" glóbulos vermelhos ou hemácias.
A ameba tem a capacidade de formar cistos que resistem ás más condições do meio e, ao saírem com as fezes, podem permanecer vivos por longos períodos.
Os cistos podem ser ingeridos com água ou alimentos mal lavados, como verduras. Atingem o intestino e lá liberam os protozoários, que passam a atacar a parede interna do órgão. Pelo ferimento podem entrar na corrente sanguínea e alcançar órgãos como os pulmões e o cérebro

Úlcera de Bauru

A úlcera de Bauru é causada por um protozoário flagelado, a Leishmania brasiliensis. A transmissão se dá pela picada da fêmea de um mosquito conhecido pelos nomes de birigui, mosqito palha ou ainda corcundinha. Quando o birigui pica, injeta saliva para que o sangue da vítima não coagule. Junto dessa saliva vão as leishmânias, que, pela corrente sanguínea, atigem a pele, nela causando graves feridas. Os braços, as pernas e o rosto são os locais mais afetados. O nariz chega a ficar destruído pelas feridas, pois o protozoário corrói sua cartilagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário