sexta-feira, 30 de abril de 2010

CIE-Doenças emergentes

O ser humano invade as florestas tropicais,entra em contato com plantas e animais e depois retorna aos centros urbanos,trazendo consigo letais nunca estudadas.
Em meados de 1995,o antigo Zaire,hoje República Democrática do Congo,país africano massacrado pela Aids,sofreu o ataque de um vírus que,em poucos dias,matou centenas de pessoas.
Era o vírus ebola causador da febre hemorrágica, que, entre outros problemas, provoca a destruição dos órgãos internos.Adquire-se pelo ar,pelo sangue e pelo contato sexual.
Na década de 1990, foi descoberto em São Paulo o vírus sabiá, responsável pela febre hemorrágica brasileira,que leva à falência dos rins e dos pulmões.Esse e o hantavírus, que surgiu no Brasil na mesma década, alcançam altas taxas de mortalidade e são adquiridos pelo contato ou pela inalação de urina,saliva ou fezes de ratos silvestres.
Essas e outras doenças muito graves e altamente contagiosas serviram de alerta às autoridades de sáude de todo o planeta,que,mostrando-se responsáveis,montaram centros médicos e de pesquisa para o acompanhamento dessas doenças emergentes com rápido avanço entre as populações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário