sexta-feira, 9 de abril de 2010

CIE-Características do Vírus

Apesar de os vírus serem muitos pequenos,seu tamanho pode variar bastante.Para ter uma ideia do que isso representa,basta dizer que em 1 milímetro caberiam enfilerados quase 60 milhões de vírus.Dessa forma,só mesmo com microscópio eletrônico é possível vê-los,daí serem chamados ultramicróscopicos.
Os vírusnão possuem uma organização celular.Particamente se resumem a duas substâncias:uma capa de proteína e o seu material genético,que é chamado de ácido nucleico.
Depois da água,a proteína é a substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos.As membranas das células dos músculos,dos cabelos,dos pelos e das unhas,por exemplo,são formadas basicamente de proteínas,o "o material de construção" dos seres vivos.
O que é ácido nucleico?
Talvez você nunca tenha ouvido falar de ácido nucleico,mas certamente já ouviu falar sobre o DNA,sogla do ácido desoxirribonucleico,um tipo de ácido nucleico.O DNA é a molécula mais importante de qualquer ser vivo.É nele que estão contidas todas as informações de que um ser vivo necessita para viver.um ser humano somente é um ser humano porque tem DNA humano.Um pé de alface é um pé de alface porque tem DNA de pé de alface.
Alguns vírus,em vez de DNA,possuem um outro ácido nucleico,cuja sigla é RNA,ácido ribonucleico.
Quando um bacteriófago entra em contato com a bactéria ,injeta seu ácido nucleico dentro dela e passa a comandar a célula bacteriana.Em vez de a bactéria se reproduzir gerando novas bactérias,é o vírus que vai usar as substâncias da bactéria para se reproduzir.
Ele faz com que a bactéria fabrique dezenas de novos vírus iguais a ele.A célula atacada pelo vírus se rompe,liberando esses novos vírus,que atacarão novas bactérias.
Portanto,o vírus não se reproduz sozinho.E é assim que geralmente ocorrem as infecções virais em nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário