sexta-feira, 23 de abril de 2010

CIE-Aids

A sigla Aids vem do inglês Acquired Immunological Deficiency Syndrome, que quer dizer síndrome da imunodeficiência adquirida.
Vamos conhecer o que significa cada uma dessas palavras.Síndrome é um conjunto de sintomas associado a uma doença e que se repete em muito pacientes.Imunodeficiência é a falta ou diminuição da atividade do sistema imunológico.O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo.Sem ele as doenças não são combatidas.Adquirida é a palavra que se usa para uma doença que não existia no recém-nascido,apareceu depois,no decorrer de sua vida.Existem imunodeficiências genéticas, isto é,que já nascem com a pessoa,não sendo portanto adquiridas.A Aids é uma imunodeficiência adquirida.
O causador da Aids é um vírus que possui RNA em vez de DNA.Foi denominado HIV, em inglês Human Immunodeficiency Virus,ou seja,vírus da imunodeficiência humana.O HIV pode levar à morte porque a pessoa não é capaz de se defender de outras doenças,já que fica imunodeficiente.
A transmissão se dá principalmente por meio da relação sexual,das transfusões de sangue e do uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas.
Pesquisas vêm sendo feitas para descobrir remédios eficientes conta a Aids.
Em Julho de 1996,na XI Conferência Internacional da Aids,em Vancouver(Canadá),pesquisadores e médicos de todas as partes do mundo se reuniram para apresentar trabalhos e discutir sobre a doença.Foram mostrados excelentes resultados de um novo tratamento no combate ao HIV:um coquetel de drogas cem vezes mais poderoso que o AZT,até então o único remédio disponível contra a Aids.
O coquetel,que inclui vários medicamentos inibidores do HIV,tem feito doentes terminais voltarem a alimentar-se e terem ânimo para enfrentar a doença,até agora conhecida como o mal do século.
Em 2008,existiam mais de 33 milhões de pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o mundo,sendo quase 500 mil pessoas só no Brasil.
Tem sido muito difícil encontrar uma vacina,pois o vírus da Aids muda constantemente,entretanto,sem perder sua atividade devastadora sobre nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário