segunda-feira, 16 de agosto de 2010

POR - Texto - O que é o namoro e qual a hora certa

O que é o namoro

O namoro é o primeiro passo para a vida afetiva a dois. Essa época pode ser muito boa, cheia de descobertas e emoções novas. Ao mesmo tempo, algumas vezes você poderá ter dificuldade em entender os seus sentimentos e as atitudes dos outros. Poderá se encantar por alguém e daí a alguns dias nem entender como isso aconteceu. É possível que você se envolva perdidamente com uma pessoa e algum tempo depois esteja apaixonado(a) por outra.
Outras vezes, você inicia um namoro com tal envolvimento, que até os amigos e a turma são abandonados enquanto dura o romance. Não é que você seja irresponsável ou que essas paixões sejam maluquices. Elas fazem parte da adolescência. Também é natural que você se apaixone por alguém que nunca viu pessoalmente, ou que nunca prestou a atenção em você.
A intensidade dos sentimentos e a rapidez com que essas emoções se transformam dificilmente serão vividas na vida adulta. Como tudo na adolescência fica exagerado, só com o tempo você perceberá que fazem parte da vida algumas situações que parecem trágicas: levar um "fora" do namorado, ou um "não" da menina que o atrai, ou sobrar numa festa.
Você não vai conquistar todas as pessoas que desejar e verá que isso não signifca que você é melhor ou pior como ser humano.
[...]

Qual é a hora certa?

Não existe uma época exata para começar a namorar.Você é que vai sentir quando é a hora. O namoro é o encontro de duas pessoas que querem se conhecer melhor, vão ter uma aproximação física e um envolvimento emocional diferente do que o provocado por uma amizade ou pelo ficar.
É uma ótima possibilidade quando um menino e uma menina que se simpatizam começam a namorar e podem explorar juntos essa amizade, a sexualidade e trocar segredos entre si.
Com 12 ou 13 anos ainda é rara a situação de namoro mais prolongado. é uma fase mais de conhecimento do outro sexo e de avaliação e afirmação de si mesmo no grupo: os amigos e as amigas têm maior peso do que qualquer namorado. Com o desenvolvimento da adolescência, a turma vai perdendo espaço e o envolvimento com uma outra pessoa vai se tornando mais importante, e as pessoas têm maior interesse em namorar do que em ficar.
Algumas meninas, por terem sido educadas na base de que sexo é feio e perigoso, fazem do namoro um bicho-de-sete-cabeças. Ou namoram escondido. Provavelmente, em vez de aproveitarem tudo de bom que há nessa fase, na maior parte do tempo sentem-se culpadas e com medo.
Muitas vezes o menino fica sem graça de namorar, pois tem medo de não provocar o interesse da menina. Ele demoram um pouco para perceber que, se uma menina não está interessada, outra estará. E, mesmo que seja difícil arrumar uma namorada, isso não deve se confundido com o seu valor como pessoa.

Um comentário: