quarta-feira, 19 de maio de 2010

ART-Arte na mudança dos séculos XIX - XX

No final do século XIX, quando o Brasil já era um país independente, aconteceram transforamções nas áreas sócio-econômica e política brasileira: abolição da escravatura, proclamação da República, expansão da economia (baseada no cultivo de café e na extração da borracha) e industrialização.
Esses fatores, além de influenciarem as artes plásticas, foram responsáveis pelo desenvolvimento e transformação urbanística e arquitetônica das cidades de São Paulo,Curitiba,Porto Alegre,Belém e pelo nascimento de Belo Horizonte.
Foi uma época de gramde euforia e chegou a ser chamada de Belle Époque(bela época).
Os artistas da Belle Époque gostavam de retrar figuras humana,principalmente as femininas, e cenas cotidianas.Conheça alguns deles:

Almeida Júnior (1850-1899): Considerado pelos críticos da época o mais brasileiro dos pintores nacionais,gostavam de pintar a realidade das pessoas com quem convivia.

Henrique Bernadelli (1858-1936): Pintor chileno naturalizao brasileiro.Estudou na Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional de Belas-Artes contam com pinturas de sua autoria na decoração.

Rodolfo Bernadelli (1852-1931): Pintor e escultor mexicano, irmão mais velho de Henrique Bernadelli e também natiralizado brasileiro.Estudou na Academia de Belas-Artes,onde mais tarde doi professor, e após a proclamação da República foi direitor da Escola Nacional de Belas-Artes.Deixou obras importantes, como o busto de Benjamim Constant, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a estátua de D. Pedro I, no Museu Paulista, e o monumento a Carlos Gomes, em Campinas.

Eliseu D'Angelo Visconti (1867-1944): Influenciado pelo Impressionismo,estilo artístico europeu em que artistas pintam cenas ao ar livre para poderem perceber a influência da luz sobre as cores (por exemplo, uma árvore sob a luz do sol tem cor e forma diferentes quando está sob a luz do anoitecer),procurou renovar as características da pintura e romper com o estilo ensinado na Academia.Visconti também foi artista gráfico, decorador de teatros e ceramistas, sendo considerado o primeiro designer brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário